RESUMO
A pesquisa qualitativa vem sendo crescentemente utilizada em marketing para desvendar os pensamentos e as motivações mais subjetivas do consumidor. Neste trabalho, após realizarmos uma breve revisão teórica do que é a pesquisa qualitativa em marketing, nosso objetivo concentra se em proporcionar e aventar as principais e mais empregadas variações dessa metodologia de pesquisa no campo do marketing, a saber: Entrevista de Profundidade, Grupos de Foco, Técnicas Projetivas, Pesquisa Observacional, ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique), Autodriving e Filmes. No tópico seguinte propomos uma tabela comparativa englobando as vantagens e desvantagens de cada variação da pesquisa qualitativa aplicada em marketing. Após as considerações finais delimitamos novas possibilidades para investigações futuras que acreditamos, possam ajudar ainda mais na utilização dessa técnica por profissionais de pesquisa no contexto nacional.
O artigo aborda a importância da pesquisa qualitativa, explica muito bem o que é e como se deve aplicá-la para que se alcance o objetivo desejado. E a principal meta desse tipo de pesquisa é descobrir o que se passa na mente do consumidor com relação a um determinado produto ou a uma determinada empresa, algo de extrema importância para que se possa avaliar a popularidade, contentamento, etc., através do maior responsável pelo sucesso ou fracasso de um produto ou empresa, o consumidor.
ResponderExcluirA subjetividade é um fator bem complexo a ser analisado na observação de dados qualitativos; é importante a atribuição de "medidas" que mais se aproximem da percepção real do problema estudado. Mesmo com o aprimoramento dessas medidas, no entanto, nunca dá pra chegar, com segurança matemática, a um resultado real. A pesquisa qualitativa vai fornecer direções de acordo com a abordagem utilizada, e esse resultado pode sofrer inúmeras influências externas no que diz respeito ao pesquisado: experiência com a marca, humor, disponibilidade para responder pesquisa, compreensão das perguntas, etc. Apesar dessas complicações, ainda constitui importante ferramenta de marketing para permitir a tomada de decisões.
ResponderExcluirUma pesquisa quantitativa é facil. Um mais um é dois e pronto. E dois significa a mesma coisa para todas. Mas é dificil analisar pesquisas do tipo: bom, ruim e mais ou menos. Atribui valores à adjetivos é mais dificl. Corrigir erros das empresas com base nessas informações tambem devem ser mais cuidadosas. Por isso é importante saber como fazer
ResponderExcluirÉ muito importante uma organização saber a opinião dos seus clientes, associados e/ou consumidores.
ResponderExcluirA pesquisa quantitaiva é a mais fácil de ser analisada. Todos pensam: "Verifica-se os números obtidos nos dados, faz um cálculo estatístico e pronto. É só fazer a analise".
Mas não é tão simples assim fazer a qualitativa, é necessário obter a informação certa, da fonte certa, na quantidade necessária. A análise deve ser feita por profissionais, pois pode ter grande impacto nas decisões posteriores da organização.
Artigos como esse importante para nós Administradores entendermos o processo e a importacia da pesquisa quanlitativa.
A pesquisa qualitativa é de fundamental importãncia para a obtenção de respostas para qual quer estudo....como sou adepto da pesquisa quantitativa,não confio muito nos resultados obtidos pela pesquisa qualitativa!
ResponderExcluirMais não tenho nada contra a qualitativa...acredito bastante no seu uso com auxilio na pesquisa quantitativa!
ResponderExcluir