Resumo
O foco deste artigo são pessoas que se associaram a uma empresa de marketing de rede. O problema é explicar como se reproduz o corpo de agentes, dado um paradoxo: a empresa Amway do Brasil consegue os agentes - trabalhadores - sem oferecer as garantias e as previsibilidades prescritas em contratos formais e, na extrema maioria dos casos, sem oferecer nem mesmo contrapartida monetária. O objetivo da pesquisa é demonstrar como a Amway se estrutura por meio de um constante processo de instituição de uma nova ordem cognitiva. O modelo analítico considera que o laço social elementar de uma coletividade só é possível quando os indivíduos compartilham em suas mentes um conjunto mínimo de parâmetros sobre a ordem social: convenções sociais instituídas. Na Amway elas são mobilizadas constantemente nas atividades práticas e rituais que visam aumentar e dinamizar as redes, e assim tendem a direcionar a memória coletiva e a se manterem.
Antes eu nem fazia a mínima idéia do que era marketing de rede. Mas o que eu mais gostei desse artigo (além de me inteirar de algo que não fazia idéia) é que o foco (os exemplos) é o Brasil e as empresas brasileiras (na verdade, só uma) e como o marketing de rede é usado para burlar algumas "regras" que empresas "formais" são obrigadas a seguir. O marketing de rede é um novo estilo de vida.
ResponderExcluirEsse marketing de rede por possue essa caracteristica de fazer o que a lei não proibe...algo que se analisado não é ilicito porém para a formação de um profissional nas base da etica ao qual acredito não acho que continuará assim,com o desenvolvimento de novas leis que estabelecam parametros para as mesmas,vejo um grande mercado a se expandir!
ResponderExcluirPara mim o problema desse artigo foi a utilização de apenas um exemplo, a pesquisa ser feita em uma empresa e para uma empresa, sem haver a oportunidade de generalização. Mas é bom saber que nem todas as organizações precisam seguir as mesma regras (o que eu não acho lá tão legal) pela simples escolha de se a organização vai ser funcional ou vai "funcionar em rede". Percebi que esse marketing encotra e utiliza muito das "brechas" da lei, então a solução é "fechar essas brechas"
ResponderExcluirÉ essa questão de leis no mundo virtual é bem complicado,porém acho que quando relacionada a negoçios deveria ser encarada com mais seriedade pelas esferas do governo.
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