O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.
Confúcio

segunda-feira, 28 de março de 2011

Características dos relacionamentos estabelecidos em diferentes contextos de serviços sob a ótica do consumidor

RESUMO

Programas de relacionamento com clientes vêm sendo cada vez mais desenvolvidos pelas empresas de serviços. Na concepção de tais programas, quase sempre as empresas são quem decide com quem que-rem se relacionar e qual formato o relacionamento deve assumir. Com base em um levantamento e com a utilização da técnica de escalonamento multidimensional, o presente estudo investiga se os consumidores percebem seus relacionamentos com as empresas da mesma forma, ainda que elas sejam de tipos diferentes de serviços, e como as características dos serviços podem ser relacionadas com as percepções dos atributos dos relacionamentos. Os resultados identificam a forma como alguns serviços podem ser agregados de acordo com as características que os consumidores percebem no relacionamento estabelecido entre a empresa e o consumidor. Diante disso, as empresas de serviços podem procurar agrupar seus consumidores com base não mais apenas em suas características, mas na forma como eles percebem e/ou desejam o relacionamento.

5 comentários:

  1. Existe uma grande distância entre o que se comunica e o que se ouve, quando o assunto é Relacionamento com o Cliente. O desenvolvimento de métodos e técnicas que "aproximem" as necessidades do consumidor às soluções fornecidas pela empresa se faz cada dia mais necessário, pois a disponibilidade de ferramentas para ao registro e a mensuração dos desejos e vontades dos consumidores está em crescimento e a valorização do relacionamento torna-se cada vez mais um diferencial competitivo a ser adicionado ao arsenal das empresas.

    ResponderExcluir
  2. Legal o artigo, concordo sobre as inovações nas ferramentas (métodos e técnicas) para calcular e analizar as verdadeiras vontades dos clientes. Às vezes se pensa uma coisa, mas que na verdade é outra. E é preciso saber O QUE vendeder para CONSEGUI vender (serviço ou produto)

    ResponderExcluir
  3. Anteriormente, Leonardo postou um artigo sobre como fazer pesquisa quanlitativa. E agora nós podemos ver a utilisação e sua importancia. Saber os que o público alvo quer, saber onde se instalar, que tipo de divulgação usar, e quanto deve gastar em cada área, são informações necessária para cada organização (em especial as empresas). Entrar em um mercado sem informação é pedir para falir, sorte não é o fator primordial para fazer sucesso (para ser eficiente e eficaz). Mas para mim, estudar os clientes é o primordial: para que fazer um produto bom que ninguem quer usar? para que investir em divulgação se o serviço e/ou produto não serve para o cliente?

    Muito bem Alfredo, em minha opinião, você pesquisou o artico essencial para qualquer administrador.

    ResponderExcluir
  4. Também acho de extrema importância o relacionamento entre empresas e clientes, pois só assim o consumidor vai adquirir uma maior confiança e consequentemente uma maior fidelidade para com a empresa e seus produtos, deve-se deixar claro que a empresa que investe nesse tipo de relacionamento leva muita vantagem perante as outras que não investem nessa área!

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante as empresas passarem a se preocuparem não apenas no máximo lucro mais na relação com seu clientes...algo que a pouco tempo atrás não era visto com bons olhos....o cliente era seu melhor amigo da porta da loja pra dentro la fora era só mais um na multidão...chamada Juazeiro!srsrsrrsrs

    ResponderExcluir