RESUMO
O marketing boca a boca caracteriza-se pela divulgação de produtos e serviços por canais interpessoais e consiste em um componente essencial no composto de comunicação de diversas empresas. Nesse sentido, o crescimento do número de consumidores conectados à Internet motiva as empresas a buscarem caminhos para maximizar o marketing boca a boca por meio de ferramentas on-line, como o marketing viral. Com o objetivo de identificar as principais características de uma ação eficaz de marketing boca a boca virtual, realizou-se uma pesquisa exploratória com usuários de Internet em Janeiro e Fevereiro de 2001. Ao final, são indicados seis fatores que podem influenciar o sucesso do marketing boca a boca virtual.
MEU PONTO DE VISTO SOBRE O ASSUNTO
Meu interesse por esse assunto é antigo, sempre quis entender o efeito, a origem e /ou forma de difusão do que é dito "boca a boca" sobre as organizações. Em meu leigo ponto de vista, sempre acreditei que esse serviço de marketing em sua natureza pura, isso é, sem intervenção proposital de profissionais, seja o mais barato, porém, também o mais difícil de se obter com excelência e calcular seus efeitos sobre as organizações (sendo que meu interesse foca-se, propriamente, nas empresas).
E é de conhecimento geral que esse tipo de marketing tem grande efeito sobre a imagem que os clientes têm sobre a organização. Este artigo estuda o basicamente do boca-boca vinculado aos meios de comunicação em massa e o que as empresas podem fazer para acelerar ou manipular (até mesmo por meio da comunicação virtual) esse fluido de informação.
Para por o seu ponto de vista, o autor cita diverso de outros autores famosos sobre o assunto, primeiramente, explicando-nos sobre o conceito dos termos, as forma de comunicação, seus benefícios e malefícios, as características necessárias da informação e/ou da fonte para que o cliente possa confiar e repassar o que se deseja.
A linguagem é fácil de ser entendida, até mesmo por leigos (como eu).
Sucede então um "debate" mais aprofunda sobre o marketing viral e o impacto das comunidades virtuais no negócio dando exemplos conhecidos de empresas bem sucedidas nesse ramo. (Exemplo do Hotmail).
Acho muito interessante e de extrema importância o marketing boca-a-boca, pois já é comprovado que o principal meio de se divulgar um produto é através de recomendações de outras pessoas, e com o avanço da tecnologia, a forma de divulgação boca-a-boca online é muito mais rápida e atinge um número maior de pessoas, tornando o produto mais popular.
ResponderExcluirJá é senso comum essa percepção de que o marketing boca-a-boca pode ser determinante para o sucesso/fracasso do negócio. O artigo evidencia a dinâmica desse tipo de marketing na internet, o que é bastante interessante, pois hoje atingimos um número muito maior de pessoas em uma fração do tempo, portanto um comentário negativo de um pequeno número de pessoas sobre um determinado produto, serviço ou empresa, pode ter um impacto muito grande em sua imagem, o que leva às empresas a buscarem construir boas imagens nos maiores "centros" de fluxo dessas opiniões/impressões (redes sociais, fóruns e sites especializados).
ResponderExcluirOntem, durante a aula de computação aplicada, minha equipe apresentou algumas coisas sobre o Twitter, na apresentação um de nosso companheiros relatou a influencia desse meio de comunicação: Um mulher ao telefone a espera de uma atendente de um certo cartão de crédito, postou no seu twitter q tal empresa não atende bem, porque ela estava a muito tempo esperando uma resposta, a empresa, provavelmente com medo das repercusão da mensgem (que se qualificaria como "boca a boca") atendeu-a imediatamente, tanto por telefone com em uma mensagem no twitter.
ResponderExcluirIsso é, o boca a boca é poderoso, e com as tecnologias de hoje, a mensagem é propagada rapidamente, por isso as empresas têm que tomar mais cuidado com sua imagem.
Alguns acham que o marketing boca a boca é bastante realtivo de uma coisa sei estudos nesse tema ainda podem contribuir bastante para a administração de empresas
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