O marketing boca a boca caracteriza-se pela divulgação de produtos e serviços por canais interpessoais e consiste em um componente essencial no composto de comunicação de diversas empresas. Nesse sentido, o crescimento do número de consumidores conectados à Internet motiva as empresas a buscarem caminhos para maximizar o marketing boca a boca por meio de ferramentas on-line, como o marketing viral. Com o objetivo de identificar as principais características de uma ação eficaz de marketing boca a boca virtual, realizou-se uma pesquisa exploratória com usuários de Internet em Janeiro e Fevereiro de 2001. Ao final, são indicados seis fatores que podem influenciar o sucesso do marketing boca a boca virtual.
MEU PONTO DE VISTO SOBRE O ASSUNTO
Meu interesse por esse assunto é antigo, sempre quis entender o efeito, a origem e /ou forma de difusão do que é dito "boca a boca" sobre as organizações. Em meu leigo ponto de vista, sempre acreditei que esse serviço de marketing em sua natureza pura, isso é, sem intervenção proposital de profissionais, seja o mais barato, porém, também o mais difícil de se obter com excelência e calcular seus efeitos sobre as organizações (sendo que meu interesse foca-se, propriamente, nas empresas). E é de conhecimento geral que esse tipo de marketing tem grande efeito sobre a imagem que os clientes têm sobre a organização. Este artigo estuda o basicamente do boca-boca vinculado aos meios de comunicação em massa e o que as empresas podem fazer para acelerar ou manipular (até mesmo por meio da comunicação virtual) esse fluido de informação.
Para por o seu ponto de vista, o autor cita diverso de outros autores famosos sobre o assunto, primeiramente, explicando-nos sobre o conceito dos termos, as forma de comunicação, seus benefícios e malefícios, as características necessárias da informação e/ou da fonte para que o cliente possa confiar e repassar o que se deseja.
A linguagem é fácil de ser entendida, até mesmo por leigos (como eu).
Sucede então um "debate" mais aprofunda sobre o marketing viral e o impacto das comunidades virtuais no negócio dando exemplos conhecidos de empresas bem sucedidas nesse ramo. (Exemplo do Hotmail).