O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.
Confúcio

terça-feira, 29 de março de 2011

Estão "Assassinando” O marketing social? Uma reflexão sobre a aplicabilidade deste conceito no Brasil

Resumo

Este estudo promove uma reflexão sobre as definições e utilizações do Marketing social no contexto brasileiro. Por meio da revisão bibliográfica e pesquisas em sites na Internet que divulgam algumas práticas e ferramentas gerencias para área social, é apresentada uma análise crítica, buscando resgatar o conceito de marketing social e elucidar as possíveis banalizações, desvirtuamentos e confusões conceituais feitas sobre o tema na atualidade. Neste sentido, usando uma metáfora, é feita uma discussão baseada na indagação sobre se estão “assassinando” o Marketing Social, distinguindo e analisando definições e desmistificando as práticas dos diferentes “marketings”, como ferramentas estratégicas exclusivas para as diferentes organizações empresariais, públicas e /ou do Terceiro Setor.

Este artigo possue trechos bem interessantes juastamente por mostrar ao leitor o papel do Terceiro Setor( A sociedade Civil organizada),não ligando o marketing apenas a questões de comunicação, propaganda e publicidade

A dinâmica do marketing de rede: Relações sociais e expecativas de um novo estilo de vida

Resumo

O foco deste artigo são pessoas que se associaram a uma empresa de marketing de rede. O problema é explicar como se reproduz o corpo de agentes, dado um paradoxo: a empresa Amway do Brasil consegue os agentes - trabalhadores - sem oferecer as garantias e as previsibilidades prescritas em contratos formais e, na extrema maioria dos casos, sem oferecer nem mesmo contrapartida monetária. O objetivo da pesquisa é demonstrar como a Amway se estrutura por meio de um constante processo de instituição de uma nova ordem cognitiva. O modelo analítico considera que o laço social elementar de uma coletividade só é possível quando os indivíduos compartilham em suas mentes um conjunto mínimo de parâmetros sobre a ordem social: convenções sociais instituídas. Na Amway elas são mobilizadas constantemente nas atividades práticas e rituais que visam aumentar e dinamizar as redes, e assim tendem a direcionar a memória coletiva e a se manterem.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Características dos relacionamentos estabelecidos em diferentes contextos de serviços sob a ótica do consumidor

RESUMO

Programas de relacionamento com clientes vêm sendo cada vez mais desenvolvidos pelas empresas de serviços. Na concepção de tais programas, quase sempre as empresas são quem decide com quem que-rem se relacionar e qual formato o relacionamento deve assumir. Com base em um levantamento e com a utilização da técnica de escalonamento multidimensional, o presente estudo investiga se os consumidores percebem seus relacionamentos com as empresas da mesma forma, ainda que elas sejam de tipos diferentes de serviços, e como as características dos serviços podem ser relacionadas com as percepções dos atributos dos relacionamentos. Os resultados identificam a forma como alguns serviços podem ser agregados de acordo com as características que os consumidores percebem no relacionamento estabelecido entre a empresa e o consumidor. Diante disso, as empresas de serviços podem procurar agrupar seus consumidores com base não mais apenas em suas características, mas na forma como eles percebem e/ou desejam o relacionamento.

sábado, 26 de março de 2011

Fatores de impacto no sucesso do marketing boca a boca on-line

RESUMO
 
O marketing boca a boca caracteriza-se pela divulgação de produtos e serviços por canais interpessoais e consiste em um componente essencial no composto de comunicação de diversas empresas. Nesse sentido, o crescimento do número de consumidores conectados à Internet motiva as empresas a buscarem caminhos para maximizar o marketing boca a boca por meio de ferramentas on-line, como o marketing viral. Com o objetivo de identificar as principais características de uma ação eficaz de marketing boca a boca virtual, realizou-se uma pesquisa exploratória com usuários de Internet em Janeiro e Fevereiro de 2001. Ao final, são indicados seis fatores que podem influenciar o sucesso do marketing boca a boca virtual.


MEU PONTO DE VISTO SOBRE O ASSUNTO

Meu interesse por esse assunto é antigo, sempre quis entender o efeito, a origem e /ou forma de difusão do que é dito "boca a boca" sobre as organizações. Em meu leigo ponto de vista, sempre acreditei que esse serviço  de marketing em sua natureza pura, isso é, sem intervenção proposital de profissionais, seja o mais barato, porém, também o mais difícil de se obter com excelência e calcular seus efeitos sobre as organizações (sendo que meu interesse foca-se, propriamente, nas empresas).
E é de conhecimento geral que esse tipo de marketing tem grande efeito sobre a imagem que os clientes têm sobre a organização. Este artigo estuda o basicamente do boca-boca vinculado aos meios de comunicação em massa e o que as empresas podem fazer para acelerar ou manipular (até mesmo por meio da comunicação virtual) esse fluido de informação.
Para por o seu ponto de vista, o autor cita diverso de outros autores famosos sobre o assunto, primeiramente, explicando-nos sobre o conceito dos termos, as forma de comunicação, seus benefícios e malefícios, as características necessárias da informação e/ou da fonte para que o cliente possa confiar e repassar o que se deseja.
A linguagem é fácil de ser entendida, até mesmo por leigos (como eu).
Sucede então um "debate" mais aprofunda sobre o marketing viral e o impacto das comunidades virtuais no negócio dando exemplos conhecidos de empresas bem sucedidas nesse ramo. (Exemplo do Hotmail).

Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: Trilhas para pesquisas futuras


RESUMO

A pesquisa qualitativa vem sendo crescentemente utilizada em marketing para desvendar os pensamentos e as motivações mais subjetivas do consumidor. Neste trabalho, após realizarmos uma breve revisão teórica do que é a pesquisa qualitativa em marketing, nosso objetivo concentra se em proporcionar e aventar as principais e mais empregadas variações dessa metodologia de pesquisa no campo do marketing, a saber: Entrevista de Profundidade, Grupos de Foco, Técnicas Projetivas, Pesquisa Observacional, ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique), Autodriving e Filmes. No tópico seguinte propomos uma tabela comparativa englobando as vantagens e desvantagens de cada variação da pesquisa qualitativa aplicada em marketing. Após as considerações finais delimitamos novas possibilidades para investigações futuras que acreditamos, possam ajudar ainda mais na utilização dessa técnica por profissionais de pesquisa no contexto nacional.